Desporto Mambas conhecem adversários de qualificação ao CAN em Abril

Mambas conhecem adversários de qualificação ao CAN em Abril

A seleção moçambicana de futebol ficará a conhecer os adversários da fase de grupos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de 2023, no sorteio agendado para 19 de abril, no Cairo, Egito, sede da Confederação Africana de Futebol (CAF).

Os mambas já sabem que estarão no Pote 3 e quais as seleções que não deverão cruzar-se na fase de grupos. De acordo com o regulamento, as seleções que estão no mesmo pote não se defrontam na fase de grupos.

Eis os países que partilham o mesmo pote com a equipa liderada por Chiquinho Conde: Angola, Guiné Bissau, Mauritânia, Níger, Zimbabwe, Namíbia, Sudão, Líbia, Malawi, Gâmbia, Togo e Comores.

Assim sendo, os mambas estão na rota de colossos africanos tal e o caso do campeão africano Senegal, o vice-campeão Egito, Argélia, Nigéria, Costa do Marfim, Marrocos, Tunísia, Gana e Camarões, todos no Pote 1.

É igualmente possível um duelo em português com Cabo Verde, que está no Pote 2, ou mesmo São Tomé e Príncipe, no Pote 4, incertezas que terão uma resposta a 19 de abril.

Recomendado para si:  Novos estatutos da Federação Moçambicana de Futebol autorizam três mandatos para o presidente

Sublinhe-se que, ao todo, serão 12 grupos envolvidos com quatro seleções cada.

Os jogos de qualificação para o CAN-2023 iniciam-se em junho de 2022 e serão disputados de acordo com o seguinte calendário:

Jornadas 1 e 2:  30 de maio a 14 de junho de 2022;

Jornadas 3 e 4: 19 a 27 de setembro de 2022;

Jornadas 5 e 6: 20 a 28 de março de 2023.

De referir que o Moçambique não marca presença no CAN desde 2010.