A comercialização nos Estados Unidos de uma arma semiautomática especificamente projetada para crianças, inspirada no modelo AR-15 associado a assaltos e vários tiroteios mortais, está a gerar indignação entre as associações que lutam contra a política de armas.
A primeira de muitas armas que ajudarão os adultos a introduzir as crianças no desporto de tiro com segurança”, refere a empresa WEE1 Tactical, que descreve no seu ‘site’ a espingarda como “a arma do pai e da mãe”.
A JR-15 (‘J’ de júnior) tem apenas 80 centímetros de comprimento e pesa menos de um quilo, sendo fornecida com carregadores de cinco ou dez cartuchos de munição calibre 22, tendo sido lançada em meados de janeiro com um preço de 389 dólares (cerca de 340 euros).
O modelo para adultos, a AR-15, é a versão civil de uma arma de estilo militar usada numa série de assassinatos, inclusive em escolas, e que causaram consternação nos Estados Unidos.
Os tiroteios são um flagelo recorrente nos Estados Unidos, onde o direito de possuir armas é assegurado pela Constituição.
As tentativas para regular a venda de armas são frequentemente bloqueadas no Congresso norte-americano, onde o poderoso ‘lobby’ de armas da Associação Nacional de Armas (NRA, na sigla em inglês) exerce uma forte influência.
Um sismo de magnitude 7,4 abalou a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, conforme informações do Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos...