Destaque Vale garantiu ter cumprido seus deveres no realojamento das famílias que viviam...

Vale garantiu ter cumprido seus deveres no realojamento das famílias que viviam nas proximidades da mina de Moatize

Vale garante que cumpriu com os seus deveres no realojamento das populações que viviam nas proximidades da mina de Moatize. Mineradora reage a denúncias de alegado “abuso” na transferência das famílias.

Em causa estão as denúncias da Ordem dos Advogados de Moçambique e da Associação Rede dos Direitos Humanos, que alertaram para alegadas “injustiças e abusos” no realojamento de pelo menos 760 famílias que viviam na área abrangida pelas atividades da Vale em Moatize, na província de Tete, centro do país.

Segundo as duas entidades, as famílias terão sido, em agosto de 2010, realojadas em um novo bairro sem condições dignas para habitação a 40 quilómetros de Moatize e as indemnizações a que têm direito não lhes foram pagas na totalidade.

Na nota de reação da Vale, a mineradora brasileira prefere não comentar sobre a exigência da Ordem dos Advogados de Moçambique “por versar matérias em discussão nos tribunais competentes”, mas reitera que cumpre com os “deveres impostos por lei e pelo contrato mineiro celebrado com o Governo”.

Recomendado para si:  Ex-guerrilheiros da RENAMO criticam liderança de Ossufo Momade