Início Destaque Jornalistas realizaram protesto nacional exigindo o fim da violência contra profissionais da...

Jornalistas realizaram protesto nacional exigindo o fim da violência contra profissionais da comunicação social no México

Milhares de jornalistas de todos os estados do México manifestaram-se terça-feira para exigir justiça e o fim da violência contra profissionais da comunicação social após os mais recentes assassínios de repórteres.

O protesto nacional surgiu em resposta ao mais recente homicídio da jornalista Lourdes Maldonado, baleada à porta de casa na cidade de Tijuana, apesar de beneficiar do programa de Proteção dos Jornalistas da Baja California, na sequência de uma disputa legal com o antigo governador Jaime Bonilla, membro do Movimento de Regeneração Nacional.

As mobilizações tiveram lugar em 47 cidades de todo o país contra a violência sobre os jornalistas, que continua a aumentar desde a tomada de posse do Presidente, López Obrador.

A manifestação na Cidade do México foi uma das maiores, com centenas de jornalistas a protestar em uníssono num evento sem precedentes no México, em frente ao edifício do Ministério do Interior.

Segundo a organização não-governamental (ONG) Artigo 19, pelo menos 143 jornalistas foram assassinados no país desde 2000, 28 dos quais desde que o Presidente tomou posse em dezembro de 2018.

FONTENotícias ao Minuto
Artigo anteriorA Expo Dubai está sob ameaça de ataque dos rebeldes do Iémen
Próximo artigoPelo menos 10 mortes foram registradas devido a Tempestade Ana