Sociedade Indivíduos dos 18 aos 30 anos serão imunizados contra a Covid-19 no...

Indivíduos dos 18 aos 30 anos serão imunizados contra a Covid-19 no país

Indivíduos com idades compreendidas entre 18 e 30 anos serão imunizados contra a Covid-19, no quadro da campanha de vacinação que visa reduzir as formas graves e óbitos devido a esta pandemia global.

A decisão, do sector da Saúde, antecipa a quarta fase do Plano Nacional de Vacinação contra a doença e é anunciada dias depois de ter aventado a possibilidade de administrar o imunizante a indivíduos dos 12 aos 17 anos.

O aumento do número de grupos-alvo acontece numa altura em que o país regista uma nova subida de casos da Covid-19, depois de alguns meses de estabilidade, sendo por esta razão que as autoridades estão a adoptar medidas para minimizar o impacto de uma iminente quarta vaga da doença.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, recordou que as autoridades sanitárias vão introduzir estratégias inovadoras para a imunização de mais moçambicanos. Entre elas, consta a introdução da “Caravana da Vacina”, que vai, a partir da próxima semana, escalar locais de grande concentração. A fase-piloto abrangerá a cidade de Maputo, onde se espera imunizar, com dose única, todas as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados mas que por alguma razão não tenham tomado a vacina.

O Ministério da Saúde apela a todas as pessoas maiores de 30 anos de idade residentes nas zonas rurais e urbanas que por alguma razão ainda não tenham tomado vacina para o fazerem com a maior urgência possível.