Esta semana os jogos da primeira mão da fase de grupos da mítica Champions League da UEFA acabaram e a grande maioria dos favoritos podem encarar a segunda mão com boas esperanças.
No Grupo A, para além de serem os dois grandes favoritos desta edição, segundo as melhores casas de apostas do ranking Wincomparator, PSG (7 pontos) e Manchester City (6) ocupam os dois primeiros postos, à frente de Clube Brugge (4) e Leipzig. Com 0 pontos em 3 jogos, o emblema alemão da Red Bull é a grande desilusão até ao momento.
As contas para o segundo lugar já prometiam ser mais complicadas pelo segundo lugar do Grupo B. O Liverpool era o líder anunciado e conseguiu mesmo o pleno, mas entre Atlético de Madrid e FC Porto (4 pontos) a luta deverá ir até ao fim. Sem qualquer ponto, a tarefa do AC Milan parece impossível neste grupo da morte.
No Grupo C, o Ajax (9) a diferença fez-se no confronto direto com o Dortmund (6) e naturalmente, devem conseguir o apuramento. A única questão é saber quem vai acabar no comando. O Sporting (3) deverá seguir para a Liga Europa, em detrimento do Besiktas (0).
Ao cabo dos jogos da primeira mão, ninguém esperaria ver o modesto Sheriff (6) na liderança do Grupo D, na frente de Real Madrid (6), do Inter de Milão (4) e até do Shakhtar Donetsk (1). Os jogos da segunda mão prometem muito, com espanhóis e italianos conscientes que não poderão facilitar frente aos dois outsiders do grupo.
Haverá equipa capaz de travar este Bayern? Com 9 pontos e um saldo de golo igual a +12 em 3 jogos (nenhum encaixado), o primeiro lugar do Grupo E não deixa dúvidas. O sólido Benfica (4) e o decepcionante Barcelona (3) vão lutar pela segunda vaga, mas não podem baixar a guarda diante do Dínamo Kiev (1).
No Grupo F, as projeções não são nada evidentes. Se o Manchester United lidera (6), nenhum dos rivais parece assim tão inferior à equipa de Cristiano Ronaldo, que regressou aos Red Devils 12 anos depois. Villarreal e Atalanta (4) devem lutar por uma vaga, mas o Young Boys não pode ser subestimado (3).
O sensacional Salzburgo (7) parece ter a passagem quase garantida no Grupo F. Sevilha (3), Lille (2) e Wolfsburgo (2) não parecem capazes de fazer frente aos austríacos e qualquer um pode ser afastado da Europa.
Finalmente, no Grupo H não parece que possa haver surpresas. A única interrogação é relativa à ordem dos dois primeiros, com o campeão em título Chelsea (9) em melhor posição que a Juventus (6). O Zenit deve prosseguir na Liga Europa, sem espaço para o Malmö.