Mais de 1.07 milhão de pessoas foram completamente vacinadas contra a Covid-19, no âmbito da campanha nacional, o que corresponde a 6.3 por cento do total de indivíduos previstos.
Consideram-se completamente imunizadas as pessoas que tiverem tomado uma dose de vacina Johnson & Johnson ou duas doses das outras vacinas em uso no país.
O Ministério da Saúde espera elevar a cifra, tendo em conta que até próxima quarta-feira estará a administrar a segunda dose aos indivíduos abrangidos pela etapa complementar, cuja primeira ronda foi concluída a 25 de Agosto.
Entre os grupos prioritários, destacam-se pessoas com mais de 50 anos, residentes em zonas urbanas e vilas-sedes distritais, professores, funcionários e agentes do Estado, antigos combatentes, motoristas e cobradores de transporte de passageiros.
“Este feito é encorajador, sabida a importância das vacinas para evitar a ocorrência de formas graves da doença e por evitarem mortes devido à Covid-19”, refere a Direcção Nacional de Saúde Pública.
Entretanto, as autoridades sanitárias reportaram mais duas mortes devido à Covid-19, elevando para 1866 o cumulativo de óbitos, e ainda 438 infectados.
As vítimas são todas do sexo masculino, de 61 e 70 anos de idade, que se encontravam internadas em unidades sanitárias da Zambézia e Sofala. Os dados apontam para a estabilização da taxa de positividade, com 13.2 por cento das amostras a testarem positivo para a doença.
A província da Nampula registou 126 casos, seguida de Cabo Delgado, com 99 infectados. Registaram-se sete internamentos de pessoas com complicações associadas à doença, enquanto 15 receberam alta, devendo prosseguir com o tratamento nas suas casas.
Os dados de actualização diária indicam que 121 pacientes estão internados no país, 51.2 por cento dos quais nos centros de isolamento da Polana-Caniço, Mavalane, Hospital Central de Maputo e hospitais privados da capital.
O número de pacientes recuperados da Covid-19 subiu para 134.400 com o registo de mais 826. Neste momento, o país tem 10.484 casos activos, a maioria na cidade e província de Maputo.