Sociedade Saúde Campanha nacional de vacinação abrangeu mais de 1.07 milhão de pessoas no...

Campanha nacional de vacinação abrangeu mais de 1.07 milhão de pessoas no país

Mais de 1.07 milhão de pessoas foram completamente vacinadas contra a Covid-19, no âmbito da campanha nacional, o que corresponde a 6.3 por cento do total de indivíduos previstos.

Consideram-se completamente imunizadas as pessoas que tiverem tomado uma dose de vacina Johnson & Johnson ou duas doses das outras vacinas em uso no país.

O Ministério da Saúde espera elevar a cifra, tendo em conta que até próxima quarta-feira estará a administrar a segunda dose aos indivíduos abrangidos pela etapa complementar, cuja primeira ronda foi concluída a 25 de Agosto.

Entre os grupos prioritários, destacam-se pessoas com mais de 50 anos, residentes em zonas urbanas e vilas-sedes distritais, professores, funcionários e agentes do Estado, antigos combatentes, motoristas e cobradores de transporte de passageiros.

“Este feito é encorajador, sabida a importância das vacinas para evitar a ocorrência de formas graves da doença e por evitarem mortes devido à Covid-19”, refere a Direcção Nacional de Saúde Pública.

Entretanto, as autoridades sanitárias reportaram mais duas mortes devido à Covid-19, elevando para 1866 o cumulativo de óbitos, e ainda 438 infectados.

Recomendado para si:  Dois suspeitos detidos pelo assassinato de agentes das FDS em Chiúre

As vítimas são todas do sexo masculino, de 61 e 70 anos de idade, que se encontravam internadas em unidades sanitárias da Zambézia e Sofala. Os dados apontam para a estabilização da taxa de positividade, com 13.2 por cento das amostras a testarem positivo para a doença.

A província da Nampula registou 126 casos, seguida de Cabo Delgado, com 99 infectados. Registaram-se sete internamentos de pessoas com complicações associadas à doença, enquanto 15 receberam alta, devendo prosseguir com o tratamento nas suas casas.

Os dados de actualização diária indicam que 121 pacientes estão internados no país, 51.2 por cento dos quais nos centros de isolamento da Polana-Caniço, Mavalane, Hospital Central de Maputo e hospitais privados da capital.

O número de pacientes recuperados da Covid-19 subiu para 134.400 com o registo de mais 826. Neste momento, o país tem 10.484 casos activos, a maioria na cidade e província de Maputo.