Sociedade Mercado de Campoane poderá entrar em funcionamento até Setembro

Mercado de Campoane poderá entrar em funcionamento até Setembro

O mercado em construção em Campoane, no município de Boane, província de Maputo, poderá entrar em funcionamento até Setembro próximo, com a conclusão das obras de requalificação.

Os trabalhos, avaliados em cerca de seis milhões de meticais, financiados pelo fundo do município, iniciaram em Junho de 2020.

O empreendimento será constituído por 176 bancas para a venda de hortícolas, oito estabelecimentos de prestação de serviços de beleza, bloco administrativo e sanitário, tanque elevado de água com capacidade para quatro mil litros, entre outros.

Augusto Mambero, vereador de infra-estruturas, disse que o projecto conta também com mercearias, ferragens, talhos, restaurantes, lojas de vestuário, e parque de estacionamento.

Segundo o presidente do município da vila de Boane, Jacinto Loureiro, a instalação deste mercado enquadra-se no plano de formalização do comércio, para reduzir a venda informal.

Antes da requalificação, por muitos anos, os utentes desenvolviam actividades em barracas e bancas erguidas com base em material precário.

Loureiro afirmou que depois de um diálogo com vendedores do local, foi alcançado o consenso para reorganizar o mercado, cuja a acção culminou na demolição de dezenas de barracas.