Sociedade EUA disponibilizam-se para apoiar reconstrução de pontos devastados em Cabo Delgado

EUA disponibilizam-se para apoiar reconstrução de pontos devastados em Cabo Delgado

Os Estados Unidos da América manifestaram-se na sexta-feira, (20.08), “prontos” para apoiar Moçambique na reconstrução de infraestruturas destruídas por grupos insurgentes no norte da província de Cabo Delgado.

Tanto como os outros países que estão aqui a ajudar Moçambique a recuperar-se desta violência, o Governo norte-americano está pronto e vai efetivamente participar na própria resposta”, declarou John Grabowski, conselheiro regional do Gabinete para Assistência Humanitária da agência norte-americana para a ajuda ao desenvolvimento (USAID).

Aquele responsável falava em Pemba, momentos após entregar 60.000 ‘kits’ de material diverso (entre mantas e algum material de construção) para apoiar 20.000 famílias vítimas do terrorismo em distritos do norte de Cabo Delgado.

Embora admita que não existe ainda qualquer plano específico para apoiar Moçambique na reconstrução de infraestruturas destruídas, John Grabowski frisou que os Estados Unidos estão “sempre prontos”, acrescentando que as estratégias para a recuperação serão feitas “em função dos planos do Governo [de Moçambique]”.

Recomendado para si:  Pilotos da LAM continuam a receber salários mesmo sem actividade operacional