Sociedade Saúde Moçambique registou mais 16 óbitos, 2.077 infectados e 82 internados por covid-19

Moçambique registou mais 16 óbitos, 2.077 infectados e 82 internados por covid-19

O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou, mais 16 óbitos devido à Covid-19, o que eleva para 904 o cumulativo de vítimas causadas pela doença.

Entre as vítimas, destaca-se uma criança de seis anos de idade que evoluiu para óbito após agravamento do seu estado de saúde durante internamento. As mortes ocorreram na cidade de Maputo e províncias de Sofala, Tete e Maputo.

Dados da Direcção Nacional de Saúde Pública apontam, entretanto, para a detecção de 2.077 novos casos, a maioria dos quais na cidade de Maputo, com 1.061 infectados, seguida das províncias de Tete e Manica, com 371 e 177 episódios, respectivamente.

Entre sexta-feira e ontem, 25 pacientes recuperaram da doença, sendo 12 na província de Inhambane e 13 na Zambézia, fixando em 7.609 o número de casos activos. No período em análise, 82 pessoas foram internadas por complicações ligadas à doença e outras 36 receberam alta hospitalar, sendo que neste momento 228 pacientes continuam a receber tratamento nos centros de isolamento.

O Ministério da Saúde aponta ainda para uma subida da taxa de positividade, com 31.8 e 27 por cento das amostras testadas a resultarem positivo para a Covid-19. Com a subida do número de infectados, as autoridades alertam às instituições públicas e privadas para a observância de todas as medidas de prevenção e combate à pandemia e re-activação da Comissão Institucional de Gestão da pandemia (CIGCOVID-19).

Recomendado para si:  Pilotos da LAM continuam a receber salários mesmo sem actividade operacional

Se for detectado um caso de Covid-19, e se tratando de um paciente assintomático, o indivíduo deve cumprir isolamento domiciliário por 10 dias, devendo-se ainda mapear os contactos, desinfectar a área de isolamento e trabalho, orientar a quarentena aos contactos por 14 dias e testar se o contacto tiver sintomas.