Início Politica Poderá ser difícil submeter Filipe Nyusi a julgamento na Inglaterra

Poderá ser difícil submeter Filipe Nyusi a julgamento na Inglaterra

Nyusi tem 23 dias para recusar ou confirmar acusação de suborno.

Juristas moçambicanos dizem que poderá ser dificil submeter Filipe Nyusi a julgamento na Inglaterra, no caso relacionado com as “dívidas ocultas”, movido pela construtora naval Privinvest.

A Procuradoria Geral da República confirmou ter conhecimento da notificação enviada, semana passada, pelo Tribunal de Londres ao presidente Filipe Nyusi para que, em 23 dias, responda à acusação de suborno feita pela Privinvest.

A acção da Privinvest surge em resposta ao processo que Moçambique move no sentido de anular a dívida de 622 milhões de dólares da empresa ProIndicus ao Credit Suisse, alegando ter sido um esquema viciado.

Baltazar Fael, jurista e pesquisador do Centro de Integridade Pública (CIP), diz que existe a possibilidade de Nyusi ser ouvido, mas é preciso ter em conta que se trata do presidente da República, que goza de protecção pelo cargo que ocupa.

Este jurista diz que, da parte de Moçambique, poderá ser difícil submeter Nyusi ao escrutínio das autoridades britânicas. Seria necessário, sublinha, “levantar a sua imunidade”.

FONTEVOA
Artigo anteriorBrasil: Moradores montam barreiras de terra para evitar entrada turistas no feriado
Próximo artigoAntigo jogador brasileiro perdeu troféu em botas de ouro em roubo domiciliar