Internacional Canadá: Ministro diz que Papa deve pedir desculpa pelos abusos a crianças...

Canadá: Ministro diz que Papa deve pedir desculpa pelos abusos a crianças indígenas

O ministro dos Serviços Indígenas do Canadá, Marc Miller, disse quarta-feira que o papa Francisco deve fazer um pedido de desculpas formal pelo papel desempenhado pela igreja católica no sistema escolar residencial do país.

A afirmação aconteceu dias após a descoberta dos restos mortais de 215 crianças na escola residencial indígena de Kamloops, que já foi a maior do país, algumas das quais com apenas três anos, vítimas de abusos.

Os restos mortais das crianças foram detetados com a ajuda de um radar de penetração no solo, no passado fim de semana, e é possível que venham a ser detetados mais corpos, porque algumas zonas da escola ainda não foram revistas, disse, Rosanne Casimir líder da Primeira Nação Tk’emlups te Secwépemc, num comunicado divulgado na sexta-feira.

O Governo de Justin Trudeau comprometeu-se ainda a apoiar os esforços para encontrar mais sepulturas não identificadas nas antigas escolas residenciais para estudantes indígenas, instituições que mantinham crianças retiradas de famílias indígenas em todo o país.

Recomendado para si:  Avalanche em Courmayeur provoca mortes de dois esquiadores

O pedido de desculpas papal foi uma das 94 recomendações feitas pela Comissão de Verdade e Reconciliação, criada como parte de um pedido de desculpas do Governo sobre os acontecimentos nas escolas e Trudeau pediu pessoalmente ao papa, durante uma visita ao Vaticano, em 2017, para considerar esse gesto.

Destaques da semana