Internacional Africa África do Sul: PR ajusta confinamento para conter aumento de casos da...

África do Sul: PR ajusta confinamento para conter aumento de casos da terceira vaga da pandemia

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou novas medidas de confinamento a partir de segunda-feira para conter o aumento de casos de covid-19 no país.

O chefe de Estado sul-africano disse que o Governo vai implementar o “confinamento de nível 2 ajustado”, advertindo para a “iminência de uma terceira vaga” da pandemia da covid-19 em pelo menos quatro das nove províncias do país.

Ramaphosa referiu, num anúncio ao país pela televisão, que a África do Sul registou uma média de 3.745 novas infeções por dia, significando um aumento de 31% de novos casos de infeção nos últimos sete dias e 66% na semana anterior.

“A proporção de testes à covid-19 positivos mais do que duplicou no último mês, de cerca de 4% para mais de 11%, mesmo com o aumento dos testes em todo o país”, salientou.

O Presidente sul-africano considerou que “uma taxa de positividade de mais de 5% é um motivo de preocupação”, sublinhando que “ainda não sabemos se a nova onda será severa ou por quanto tempo irá durar”.

De acordo com Cyril Ramaphosa, o aumento de casos diários “segue a mesma trajetória do início das duas vagas anteriores”, sublinhando que as províncias do Estado Livre, Cabo Oriental, Noroeste e de Gauteng atingiram “uma terceira vaga de infeções”.

Como parte das novas medidas ajustadas de confinamento contra a covid-19, o chefe de Estado sul-africano anunciou um novo recolher obrigatório entre as 23:00 locais e as 4:00 do dia seguinte e o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, apelando aos sul-africanos para evitarem “viagens desnecessárias”.