Saúde Covid-19 Professores na fila da vacina contra Covid-19

Professores na fila da vacina contra Covid-19

Porfessores e outros funcionários do sector da Educação poderão ser abrangidos, nos próximos tempos, pelo programa de vacinação contra a Covid-19, para reduzir o risco de propagação da doença nas escolas.

“Há intenção de incluir os professores e trabalhadores das escolas na vacinação contra a Covid-19, por serem um grupo com elevada probabilidade de facilitar a propagação da doença”, disse ontem, em Maputo, a directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe.

Porém, Matsinhe disse que a inclusão destes grupos profissionais está dependente da disponibilidade dos imunizantes.

Na habitual conferência de imprensa para a partilha de dados sobre a evolução da Covid-19, Matsinhe garantiu que o sector vai fazer monitoria da implementação das medidas preventivas da Covid-19 nas escolas para evitar que estes se tornem em focos de propagação.

Revelou que 57.305 profissionais do sector da Saúde já foram vacinados no país, com as províncias de Inhambane, Tete e Maputo mais próximas das metas. Há ainda cinco mil excluídos por serem gestantes, lactantes ou inelegíveis por outras razões.

Recomendado para si:  Detidos por suspeita de homicídio em Chimoio

Anunciou, entretanto, que há colegas seus que se recusaram a tomar a vacina, estando as autoridades a fazer neste momento o levantamento destes, bem como as razões da sua recusa. “É preciso realçar que a adesão às vacinas é voluntária”, lembrou.