Sociedade Moradias na Polana Caniço podem desabar por força da erosão

Moradias na Polana Caniço podem desabar por força da erosão

Mais de 30 residências e uma rampa de protecção estão em risco de desabar nos bairros da Polana Caniço A e B, na cidade de Maputo, como consequência da erosão naquelas zonas.

Passa por aqueles bairros a estrada da avenida Julius Nyerere. Esta, por sua vez, foi requalificada há mais de três anos, uma empreitada do Conselho Municipal da cidade de Maputo e parceiros.

Na altura, como forma de combater os efeitos de erosão, foi também colocado talude de betão abrangendo moradias adjacentes, mas à vista, a estrutura está aos poucos a degradar-se.

Com a força das chuvas e ventos, a natureza vai denunciando a fraca qualidade da obra. Maior parte das residências está em desvantagem por localizar-se no topo do talude em desgaste.

Moradores dos bairros teimam qualquer perigo e pedem rápida intervenção das autoridades antes que o pior aconteça.

“Vivo aqui há 10 anos, como vê (indicando sua residência a menos de dois metros da cratera), a casa está quase a ceder e nós temos medo que mal ocorra connosco”, afirmou Carlos Mondlane, morador no quarteirão 10 da Polana Caniço A, acrescentando que a incerteza de acordar vivo aumenta, sobretudo, durante a noite.

“A rampa está cada vez mais a abrir-se e isso periga a situação das casas. Quando chove o trânsito é deficitário”, queixou-se Constância José, que também teme pela segurança das crianças.

A preocupação para com as crianças é também de Alifo Júnior do quarteirão 25 da Polana Caniço B. “É sempre necessário estar perto das crianças, para evitar que elas escorreguem e caiam pelo talude já esburacado”, apontou.