Internacional Covid-19: Alemanha anuncia a retoma da vacina AstraZeneca

Covid-19: Alemanha anuncia a retoma da vacina AstraZeneca

A Alemanha vai retomar hoje a vacinação contra a covid-19 com o fármaco anglo-sueco AstraZeneca, após o regulador europeu ter considerado esta vacina “segura e eficaz”, anunciou o ministro da Saúde germânico.

“O nosso objetivo, e é o objetivo comum do Governo e dos 16 Länder [estados federados], consiste em retomar no dia de sexta-feira as vacinações com AstraZeneca”, declarou aos ‘media’ Jens Spahn, e com o objetivo de restabelecer a “confiança” nesta vacina, cuja utilização foi suspensa neste país na segunda-feira.

O ministro prometeu uma “vacinação esclarecedora”: as pessoas que desejem receber a vacina deverão ser previamente informadas “de forma transparente” de eventuais efeitos secundários ou indesejáveis, incluindo tromboses.

O Governo de Ângela Merkel, que até há poucos dias defendia a vacina anglo-sueca, surpreendeu na segunda-feira com o anúncio pelo ministro da Saúde da suspensão das injeções, na sequência de decisões semelhantes em França e Itália.

Segundo o ministério, o Instituto médico Paul-Ehrlich, que aconselha o Governo alemão, considerou serem “necessários outros exames”, após os casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Europa.

Recomendado para si:  Guterres apela à libertação de reféns e ao fim imediato da guerra em Gaza