
A polícia moçambicana anunciou na quarta-feira (13), o resgate de 21 pessoas que tinham sido raptadas da Ilha de Matemo, por rebeldes que têm atacado a província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
“Eles vão regressar para a sua comunidade em Matemo, que neste momento está livre” de qualquer ameaça terrorista, frisou o comandante-geral.
Sem avançar detalhes, na segunda-feira o comandante da polícia moçambicana disse que as FDS conseguiram frustrar quatro tentativas de ocupação, pelos grupos de insurgentes, da Ilha de Matemo.
“Viemos dizer muito obrigado pela resistência dos residentes. Continuem abraçados com as vossas FDS na defesa dessa ilha”, declarou, na altura, Bernardino Rafael.
A violência armada em Cabo Delgado, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado de África, para a exploração de gás natural, começou há três anos e está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil deslocados, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.
Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo `jihadista` Estado Islâmico desde 2019.