27 C
Matola
Sexta-feira, Outubro 10, 2025
Internacional Turquia envia forças especiais contra rebeldes curdos no Iraque

Turquia envia forças especiais contra rebeldes curdos no Iraque

A Turquia anunciou hoje o envio de forças especiais para o norte do Iraque, no âmbito de uma operação terrestre contra os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), apoiada pela aviação e artilharia.

“A operação `Garras de Tigre` já começou. Os nossos heróis das forças especiais estão em Haftanin”, escreveu o Ministério da Defesa turco na rede social Twitter, sem especificar o número de soldados destacados.

“Os nossos comandos, que são apoiados por helicópteros de combate e `drones`, foram transportados pela nossa força aérea”, acrescentou

O Ministério da Defesa turco justificou o lançamento da operação com o “recente recrudescimento dos ataques às esquadras de polícia e bases militares” da Turquia, localizadas perto da fronteira com o Iraque.

Segundo a mesma fonte, o destacamento dos militares tinha sido precedido de um intenso bombardeamento de artilharia.

A operação é suscetível de criar fricções entre Ancara e Bagdade, que na terça-feira convocou o embaixador turco para protestar contra os ataques da Força Aérea turca às bases do PKK em solo iraquiano, esta semana.

Recomendado para si:  Hamas e Israel iniciam troca de listas de prisioneiros em negociações no Egito

Ancara tinha anunciado que tinha realizado ataques na noite de domingo em Kandil, Sinjar e Hakurk, localidades no norte do Iraque.

A Turquia efetua regularmente ataques aéreos contra as bases do PKK no país vizinho.

O PKK, que desde 1984 trava uma guerrilha em solo turco, é considerado um grupo terrorista pela Turquia, os Estados Unidos e a UE.