Sociedade Interrupção das aulas contribui para ligeira redução de preços no país

Interrupção das aulas contribui para ligeira redução de preços no país

Os preços nas principais cidades do país registaram uma ligeira descida segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística no relatório referente ao Índice de Preço no Consumidor.

Segundo o documento, dados recolhidos nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do mês de Maio do ano em curso, indicam que o País registou face ao mês anterior, uma deflação na ordem de 0,60%. As divisões de Educação e de Alimentação e bebidas não alcoólicas, foram as de maior destaque, ao contribuírem no total da deflação mensal com cerca de 0,32 e 0,23 pontos percentuais (pp) negativos, respectivamente.

Olhando a variação mensal por produto, destaca-se a queda de preços do tomate, do ensino primário particular, da gasolina, do ensino superior particular, das creches e infantários particulares, da alface e do ensino secundário do 1º ciclo particular. Estes contribuíram no total da variação mensal com cerca de 0,84 pontos percentuais negativos. Contudo, o relatório refere que alguns produtos com destaque para os veículos automóveis ligeiros novos, o açúcar castanho, a cebola, o óleo alimentar, o arroz em grão, os veículos automóveis ligeiros em segunda mão e o peixe fresco, contrariaram a tendência de queda, ao contribuírem com cerca de 0,39 pontos percentuais positivos.

Apesar de ter-se registado uma queda de preços no mês findo, de Janeiro a Maio do ano em curso, o país registou uma subida de preços na ordem de 1,14%. A divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior destaque na tendência geral de subida de preços ao contribuir com aproximadamente 0,85 pontos percentuais positivos. Analisando a variação acumulada por produto, é de destacar a subida de preços do óleo alimentar, de veículos automóveis ligeiros novos, de veículos automóveis ligeiros em segunda mão, do açúcar castanho, do carapau, do peixe fresco e de capulanas.