Sociedade Empossamento do PR força adiamento de exames na Uni Maputo

Empossamento do PR força adiamento de exames na Uni Maputo

São um total de 48 197 pessoas que vão disputar 13 231 vagas disponibilizadas pelas universidades Maputo, Licungo, Rovuma, Púnguè e Save a partir da segunda-feira (13).

O exame a seguir estava marcado para quarta-feira (15), mas fica adiado para sábado (18)  por conta da tomada de posse do Presidente da República, Filipe Nyusi, no mesmo dia.

A Lei determina que há “tolerância de ponto de âmbito nacional” na “data de tomada de posse do Presidente da República eleito”.

A Uni Maputo explica, num comunicado a que o “O País” teve acesso, que os exames ora adiados serão realizados no mesmo local e na mesma hora previamente estabelecidos.

Os candidatos podem aceder a informações relevantes sobre o processo de exames através das ferramentas de consulta de estado da inscrição, salas, horário e resultados, por exemplo, seguindo os habituais procedimentos.

Refira-se que este é o primeiro ano depois da extinção, ano passado, pelo Conselho de Ministros, da Universidade Pedagógica (UP) e consequente criação de cinco novas universidades.

Trata-se das universidades do Rovuma, a Universidade Rovuma que era a Universidade Pedagógica do Niassa, Universidade Pedagógica de Nampula e Universidade Pedagógica de Montepuez.

A Universidade Licungo, Uni Licungo que agrega a UP Beira e a UP Quelimane, a universidade Pungue, Uni Pungue que integra a UP Manica e UP Tete, a Universidade Save, Uni Save que integra a UP Massinga, UP Maxixe e UP Gaza, e finalmente a Universidade Maputo, Uni MAPUTO que integra a actual sede da UP.

As novas instituições resultam da juncão das diferentes delegações da UP nas regiões norte, centro e sul do país. Como instituições autónomas, as novas universidades vão servir melhor os cidadãos, no entender do Governo. Este fundamentou que divisão surgiu da necessidade de descentralizar a gestão das universidades, imponderar a sua governação local para  torná-las mais eficientes e capazes de responder a dinâmica actual do desenvolvimento do país e do Mundo.

O País