Centenas de cidadãos do povoado de Magueba, no posto administrativo de Dombe, em Sussundenga, província de Manica, destruíram uma residência de um idoso suspeito de prática de feitiçaria com recurso a crocodilos, no rio Lucite.
As comunidades de Magueba contam que de Janeiro a esta parte duas crianças foram atacadas mortalmente por crocodilos e outras três pessoas ficaram gravemente feridas no rio Lucite, após promessas de morte pelo idoso.
Além da destruição total da residência, as cerca de mil quinhentas pessoas expulsaram o idoso da região de Magueba, encontrando-se actualmente sob protecção da Polícia da República de Moçambique, em Dombe.
O último registo de morte por ataque por crocodilo foi na semana finda.
A Rádio Moçambique ouviu o idoso suspeito de feitiçaria que nega as acusações considerando-as de boato da comunidade.
Por temer actos que possam perigar a vida do indiciado, o chefe do posto administrativo de Dombe, Tomás Razão, procurou protecção para o idoso e desencoraja as comunidades a praticarem justiça pelas próprias mãos.
Neste momento, as autoridades administrativas procuram novo lugar para a fixação da residência do idoso, temendo pela fúria da população de Magueba, em Sussundenga.
Jornal Notícias