O atacante do Grupo Desportivo Incomati de Xinavane, Jafete é a figura da jornada inaugural do Moçambola. O jovem atacante assinou um hat-trick na vitória dos açucareiros sobre o Ferroviário da Beira, por 3/1, numa jornada que já vai em vinte golos marcados, e um jogo por disputar.
Nas últimas temporadas não há memória de um jogador a fazer três golos no início do campeonato.
É a jornada mais produtiva desde que o Moçambola e disputado por 16 clubes.
Na época passada a ronda inaugural do Moçambola produziu apenas 13 golos; em 2017, 17 golos e em 2016, 19 golos.
A UDS começa a defesa do título no comando. Nas duas últimas épocas, a UDS iniciou e acabou no trono. Neste sábado, o único representante de Tete profligou o Têxtil de Pungue por 3/0.
No jogo grande da jornada, a Liga Desportiva de Maputo voltou a exibir músculo, ganhando ao candidato ao título, Ferroviário de Maputo, por 1/0, golo de Sonito. O Ferroviário de Maputo já não ganha no reduto da Liga desde que Lewis marcou o único tento para o Ferroviário em 2012. Já passam sete anos.
Vida difícil para Daúdo Razak no Ferroviário de Maputo. Contestado desde a chegada aos locomotivas, Razak volta a dar o peito às balas.
O Ferroviário de Maputo entra de forma titubeante para o Moçambola 2019, ao perder por 1/0 ante a Liga Desportiva de Maputo. Na jornada que vem, o Ferroviário de Maputo recebe o homónimo de Nacala e a Liga vai a Vilankulo defrontar a ENH.
Quadro de resultados dos jogos já realizados: Ferroviário de Nacala, 3/Desportivo Maputo, 2; Têxtil do Punguè, 0/União Desportiva de Songo, 3; Textáfrica de Chimoio, 2/Clube de Chibuto, 1; Ferroviário de Nampula, 1/Desportivo de Nacala, 1; Maxaquene Maputo, 1/ENH de Vilankulo, 1; Liga Desportiva de Maputo , 1/Ferroviário de Maputo, 0; Incomáti de Xinavane, 3/Ferroviário da Beira, 1.
A jornada inaugural encerra na quarta-feira após o encontro entre o Costa do Sol e o Baia de Pemba. O jogo será em Maputo. A LMF viu-se obrigada a mudar a ordem do jogo, devido ao mau tempo que se faz sentir na cidade de Pemba.
Primeira jornada que teve de tudo um pouco: 20 golos, um recorde, desde que o campeonato tem 16 equipas; um hatrick, dois empates e ainda um cartão vermelho: Sataca Júnior, do GDM entra para os anais da história ao se tornar no primeiro expulso deste Moçambola e Gervásio, autor do primeiro golo.
Com um jogo por realizar, a UDS comanda o campeonato com três pontos, os mesmos do quarteto: Incomati de Xinavane; Ferroviário de Nacala; Textafrica de Chimoio e Liga Desportiva de Maputo.
Depois há mais um quarteto com um ponto: Ferroviário de Nampula, Desportivo de Nacala, Maxaquene e ENH de Vilankulo.
Sem pontos estão Costa do Sol; Baía de Pemba, Desportivo de Maputo, Clube de Chibuto, Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira e Textil de Pungue.
Na próxima jornada há dois clássicos: Ferroviário da Beira/Tectafrica de Chimoio e Costa do Sol/Maxaquene. Não menos importantes são os embates:
Clube de Chibuto/Textil de Pungue; Desportivo de Maputo/Incomati de Xinavane; Ferroviário de Maputo/Ferroviario de Nacala; ENH de Vilankulo/Liga Desportiva de Maputo e Desportivo de Nacala/Baia de Pemba.
RM

















