Destaque INGC aperta o cerco ao desvio de donativos

INGC aperta o cerco ao desvio de donativos

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades reforça a monitoria do processo de distribuição de alimentos às vítimas das intempéries na região centro do país, depois de se reportarem casos de desvio de alimentos.

A directora-geral do INGC, Augusta Maíta, disse haver muitas queixas e denúncias sobre a má gestão da ajuda humanitária.

Face a esta situação, o INGC reforçou a monitoria do processo de distribuição de produtos às vítimas das calamidades naturais.

“Nós estamos a trabalhar e ao nível da reunião de coordenação chegamos à conclusão de que por causa do histórico que temos e por causa da fase, que é mais de assistência alimentar, a organização que tem mais condições de nos apoiar, sobretudo, também por causa da experiência logística que tem, é o PMA. Então, nós estamos já trabalhar com o PMA nesse sentido. Ajudem-nos a monitorar, ajudem-nos a controlar, ajudem-nos a vigiar e dêem-nos informação concreta se há elementos de prova que digam que as pessoas estão a roubar, que é para nós agirmos. Este é um processo absolutamente complexo”, referiu.

Jornal Notícias