Politica Washington espera que Manuel Chang seja extraditado para os EUA

Washington espera que Manuel Chang seja extraditado para os EUA

Numa altura em que os advogados de Manuel Chang travam uma batalha para evitar a extradição do seu cliente para os Estados Unidos, as autoridades norte-americanas lembraram na terça-feira que o tratado de extradição que assinaram com a África do Sul deve ser respeitado.

A pressão de Washington sobre as autoridades de Pretória foi feita pelo Adjunto secretário de Estado dos EUA para os Assuntos Africanos, Tibor Nagy. “Nós assinámos um tratado de extradição com a África do Sul, e contamos muito com isso”, disse Nagy, numa declaração telefónica à imprensa, citada pelo jornal Observador. O dirigente deixou claro que Washington espera que a África do Sul extradite Manuel Chang para os EUA, apesar de Maputo também reclamar a extradição do antigo ministro das Finanças para Moçambique.

Ainda esta terça-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram que o vice-secretário de Estado inicia uma visita à África do Sul, com deslocações a Pretória e Joanesburgo. John J. Sullivan tem encontros previstos com as autoridades sul-africanas para discutir o comércio bilateral e prioridades regionais e multilaterais. Apesar de não constar da agenda oficial, a extradição de Manuel Chang poderá ser abordado durante a visita do número dois da diplomacia norte-americana.

Detido na África do Sul em Dezembro último por ordem da justiça norte-americana, o antigo ministro das Finanças é reclamado nos Estados Unidos e em Moçambique para responder por crimes relacionados com as dívidas ocultas no valor 2.2 biliões de dólares.

O governo de Maputo pediu directamente ao ministro da Justiça da África do Sul a extradição de Manuel Chang para Moçambique, apelando a Pretória que tenha “a consideração devida” no assunto.

Segundo o jornal online Notícias ao Minuto, citando a agência Lusa, a o pedido consta de uma carta de 01 de Fevereiro de 2019 endereçada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, José Pacheco, ao ministro da Justiça e Serviços Prisionais da África do Sul, Michael Tshililo Masutha.

O País