Sociedade INAE apreende produtos estimados em mais de dois milhões de meticais

INAE apreende produtos estimados em mais de dois milhões de meticais

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) retirou, em 45 dias, dos mercados municipais, diversos produtos fora do prazo e mal conservados, avaliados em 2.1 milhões de meticais.

A informação foi tornada pública, ontem, em Maputo, por Virgínia Muianga, porta-voz da INAE, que falava em conferência de Imprensa conjunta, com o sector do Transporte e a Autoridade Tributária.

Muianga disse que entre os produtos apreendidos destacam-se cereais, amendoim e conservas. Referiu que  muitos destes alimentos são escoados para os mercados municipais pelos supermercados.

Garantiu que a instituição vai continuar a realizar as suas actividades nestes locais para assegurar que não sejam vendidos aos cidadãos produtos deteriorados.

Indicou que, no período em análise, foram fiscalizados 3.634 estabelecimentos comerciais, com mais destaque para o comércio a retalho.

Virgínia Muianga disse ainda que o mercado grossista do Zimpeto continua, suficientemente, abastecido e com os preços instáveis.

Por sua vez, Cláudio Zunguza, director Nacional de Transportes e Comunicações, apontou que nos terminais interprovinciais, bem como postos internacionais de travessia, já se encontram equipas multissectoriais, a trabalhar com os operadores e a informá-los sobre a melhor postura a adoptar neste momento.

“Estamos a verificar os preços praticados, as condições mecânicas dos autocarros, estado dos motoristas, a lotação e se há preenchimento das listas de passageiros.

Por outro lado, Osvaldo Correia, chefe das operações da Autoridade Tributária, informou que a corporação também está empenhada, para garantir, que a quadra festiva decorra de forma ordeira.

“Desde o passado dia 13, nos 33 postos de travessia existentes no país, intensificamos as nossas fiscalizações.

Disse que se  reduziu  o número de controlos,  para que haja flexibilidade na mobilidade de pessoas e bens.

Jornal Notícias