Internacional Avião falha pista do aeroporto e é obrigado a amaragem na Micronésia

Avião falha pista do aeroporto e é obrigado a amaragem na Micronésia

Um avião Boeing 737 com cerca de 50 pessoas, mais de 30 passageiros e 11 tripulantes, a bordo falhou a pista de aterragem e acabou por ‘aterrar’ numa lagoa, na Micronésia.

O aparelho, operado pela companhia aérea estatal da Papua Nova Guiné, a Air Niugini, atingiu a água perto da pista de um aeroporto quando tentava aterrar nas ilhas Chuuk, uma das quatro ilhas-estado que formam a Micronésia, no Pacífico.

Em comunicado citado pelo Independent, a Air Niugini referiu que todos os que estavam a bordo foram retirados em segurança.

Segundo as autoridades, sete pessoas foram levadas para o hospital, uma em condição crítica, mas estável.

“É uma sorte que não tenhamos tido mortes”, disse Glenn Harris, inspetor de segurança do Governo dos Estados Federados da Micronésia, uma nação insular da Oceania, acrescentando desconhecer as causas que obrigaram à amaragem e se os pilotos alertaram o controlo de tráfego aéreo sobre qualquer problema. Ainda assim, adiantou que uma equipa estará no local este sábado para investigar as causas do incidente.

O voo saiu de Port Moresby, na Papua Nova Guiné, e estava a iniciar as manobras para aterrar quando sofreu o acidente pelas 9h30 de sexta-feira, hora local (00h30 em Lisboa).

Recomendado para si:  SADC envia missão a Madagáscar para avaliar situação político-social

A Micronésia localiza-se a norte da Austrália e a leste das Filipinas e tem pouco mais de 100 mil pessoas.

Várias imagens partilhadas nas redes sociais mostram os passageiros a ser resgatados do avião meio-submerso. Houve inclusivamente pescadores a ajudar.

Notícias ao Minuto