Duas pessoas perderam a vida e uma se encontra sob custódia policial, em resultado de manifestações populares registadas na última sexta-feira, no posto administrativo de Zonguene, distrito de Limpopo, em Gaza.
Segundo Inácio Dina, porta-voz do comando-geral da PRM, o caso deu-se por volta das 22 horas, quando três indivíduos suspeitos de homicídio e assaltos foram interpelados pela população que pretendia fazer justiça pelas próprias mãos.
Dois suspeitos foram espancados até à morte e outro salvo devido à intervenção da Polícia.
Tomando conhecimento que um dos integrantes se encontrava no posto policial de Zonguene, populares revoltados vandalizaram a sede do posto administrativo e o posto policial e incendiaram cinco residências, sendo três dos supostos criminosos, uma da chefe do posto administrativo e outra de um dos funcionários.
Para além das residências, segundo Dina, também foram incendiadas duas viaturas da Polícia e vandalizadas duas barracas que pertenciam aos indiciados.
Para acalmar os ânimos foi destacada para aquele posto uma unidade das forças policiais, sendo que na manhã de ontem um grupo de agente pertencente ao Comando provincial de Gaza deslocou-se para Zonguene, com vista a dialogar com a população, visto que ainda havia registos de manifestações.
Durante o informe, Inácio Dina apelou a todos populares envolvidos nas manifestações a não aderirem à justiça pelas próprias mãos, pois os actos criminais são responsabilizados pela lei.
No entanto, estão em curso investigações para identificar os líderes da manifestação.
RM













