Destaque Nampula: Manuel Tocova detido por posse ilegal de arma

Nampula: Manuel Tocova detido por posse ilegal de arma

O edil interino do Município de Nampula, Manuel Tocova, foi detido na noite de ontem (08), por posse ilegal de arma, assegurou ao O País uma fonte próxima ao processo.

A detenção aconteceu após o presidente do Município de Nampula ter prestado depoimentos aos agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal.

Como é que se chega a detenção? Segundo nossa fonte, Manuel Tocova alugou uma arma ilegalmente de um antigo deputado de outro partido com assento na Assembleia da República em 2015 e comprometeu-se a pagar mensalmente três mil meticais. Por não estar a honrar com o compromisso, o antigo deputado decidiu denunciar o edil interino. Sendo assim, ontem, após o edil ter regressado à cidade de Nampula, onde esteve ausente desde sábado, foi chamado a prestar depoimentos. Depois de vários questionamentos, o edil negou as acusações que pesavam sobre si, mas no fim do dia acabou aceitando que cometeu o crime de posse ilegal de arma.

Lembre-se que há dois dias, o edil anunciou que estava em parte incerta porque, segundo ele, era acusado de ter cometido vários crimes, entre eles, posse ilegal de arma.
Manuel Tocova torna-se edil interino de Nampula após o recente assassinato do anterior edil, Mahamudo Amurane, por indivíduos ainda desconhecidos.

Em pouco tempo, Tocova envolveu-se em várias polémicas na gestão municipal, entre elas, o empossamento de vereadores ilegalmente.

O antigo deputado que vendeu a arma também encontra-se detido, garante a fonte. Segundo a fonte, há uma grande possibilidade de o edil interino renunciar ao cargo.

O País