A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) proibiu a venda de comida em carros, nalguns pontos da baixa da Cidade de Maputo. Em causa está a falta de licença para o exercício da actividade e questões de higiene.
Um documento da INAE dá ultimato aos vendedores de comidas em carros para interromperem a actividade em alguns pontos da cidade de Maputo. O comunicado explica que a medida deve-se à falta de licença, cartão de saúde e especificações de higiene por parte dos vendedores de comida.
O facto levou parte dos vendedores a amotinarem-se defronte da Direcção de Mercados e Feiras, na manhã de hoje, para reivindicar a interdição de suas actividades. Os vendedores dizem que na falta de uma resposta das autoridades, vão continuar a exercer actividades, até porque estes afirmam estar dispostos a pedir licença ao município, mas a edilidade é que não atribui. O que vem agravar a situação do grupo é que o Conselho Municipal de Maputo interrompeu a atribuição de licenças aos vendedores de comida em carros, em 2014, afirmando que precisava regularizar a actividade.
A venda de comida em viaturas é uma actividade que surgiu nas ruas da capital do país há alguns anos, sendo um meio de sobrevivência para várias famílias. Atrai, também, vários clientes que buscam alimento à hora do almoço.
O País