Bens como colunas de som, microfone usado durante o culto, amplificadores e televisor foram roubados da Igreja Testemunhas de Jeová, há dias, no bairro da Manga, na cidade da Beira.
Lencastre e Orlando também são indiciados de envolvimento no roubo ocorrido numa casa localizada no mesmo bairro.
O irmão Virgílio António, da Igreja Testemunhas de Jeová, acusa-os de terem arrombado as portas da igreja e de uma residência, onde se apoderaram de vários bens, precisamente na madrugada da passada terça-feira.
Mas Eliseu Lencastre, apesar de admitir que roubou, tem outra versão sobre a ocorrência. “Agi sob efeitos de álcool. Como tivéssemos encontrado a igreja aberta, por volta das 2:00 horas, roubamos o que havia e fomos para casa. Fomos novamente a barraca, onde compramos bebida e de seguida arrombamos a porta de uma residência. Levamos tudo. Quando íamos deixar pela última vez os bens roubados na casa, alguém informou à Polícia e fomos detidos”, disse.
Questionado sobre a que preço o produto do roubo seria vendido, respondeu que apenas haviam cobrado dois mil meticais a coluna de som, mas os outros bens ainda não tinham encontrado cliente.
O porta-voz da PRM em Sofala, Daniel Macuácua, sobre o assunto, disse que sobre os dois indivíduos pesam dois crimes: furto e roubo. Das diligências efectuadas, foi possível a detenção e a recuperação dos bens.
“São indivíduos já há bom tempo no mundo do crime. Com antecedentes, terão a punição exemplar”, disse.
Além dos referidos bens, eles apoderaram-se de lanternas, catanas, martelos, facas e pé de cabra.
Diário de Moçambique