Destaque Detectados 129 certificados falsos de professores na Zambézia

Detectados 129 certificados falsos de professores na Zambézia

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

As Autoridades da Educação, na Zambézia, detectaram cento e vinte e nove certificados falsos de professores, em vários distritos da província.

O facto foi confirmado à Rádio Moçambique, pela secretária-permanente do governo da Zambézia, Elisa Somane.

Os titulares dos certificados falsos de professores, já tinham celebrado contractos com o Estado e estavam a leccionar em diferentes distritos da província.

Só no distrito de Gilé, a norte da província da Zambézia, foram detectados 34 certificados falsos.

Significa que esses cidadãos entraram intitulando-se de que são professores, mas não são, porque se o certificado é falso não é professor nenhum. Fizemos todo aquele processo de contratação, tramitação e nessa triagem descobrimos que são falsos. Isso traz grandes transtornos para o nosso ciclo de gestão. E alguém que já tinha uma turma, a partir da altura que identificamos que tem certificado falso, ele tem que deixar aquela turma. Temos que entrar num outro processo administrativo para admitir novas pessoas. Então, este fenómeno nos está a preocupar”, disse Elisa Somane.

Elisa Somane acrescentou que os professores que apresentaram falsos certificados, serão responsabilizados disciplinar e criminalmente.

RM