Destaque Padarias aumentam o preço do pão

Padarias aumentam o preço do pão

As padarias aumentaram o preço do pão, depois do Governo ter retirado o subsídio às panificadoras, agravando ainda mais as condições de vida dos grupos mais vulneráveis.

“A situação está mal”, disse Fernando Alcides, vendedor ambulante na cidade de Maputo, para quem “o pão ficou mais caro, mas o seu peso reduziu bastante“.

Em algumas padarias da capital moçambicana, o preço do pão passou de seis para oito meticais e noutras de sete para 10, o que para Alcides “é um exagero”.

O ministro moçambicano da Indústria e Comércio Max Tonela justificou a retirada do subsídio às panificadoras com a redução do preço da farinha de trigo no mercado internacional e com a relativa estabilidade da moeda nacional, o metical.

A Associação Moçambicana dos Panificadores diz-se satisfeita com a decisão governamental porque o preço do pão vai ser fixado de acordo com as regras do mercado.

Refira-se que entre Julho de 2014 e Fevereiro deste ano, o Governo gastou cerca de 4.5 milhões de dólares com subsídios às panificadoras.

Recomendado para si:  Suspeito de sequestro de menor morre após de ser espancado pela população em Chimoio

https://www.youtube.com/watch?v=pYlQmIQZMYU&feature=youtu.be

VOA