Cultura Morreu actriz Graça Silva

Morreu actriz Graça Silva

Graça Silva

Morreu na noite deste sábado (15), a actriz moçambicana do Graça Silva, do Mutumbela Gogo.

Segundo avança O País, Graça Silva perdeu a vida ontem à noite, vítima de um ataque cardíaco. A actriz começou a passar mal em casa. A fim de se ultrapassar a situação, foi levada ao hospital, mas não chegou a tempo.

A morte de Graça Silva deixa a família e o Mutumbela Gogo em choque, mesmo porque ninguém sabia que a actriz sofria de quaisquer transtornos cardíacos.

A família, amigos e colegas de teatro afirmam que é uma perda irreparável. Alguns, contam que as últimas 24 horas da actriz foram tranquilas e que Graça Silva não se queixou de qualquer problema. As pessoas próximas a actriz dizem, inclusive, que estava alegre e que ofereceu um almoço aos amigos – e a ideia era que hoje continuasse a confraternizar com mais pessoas próximas. De repente, por volta das 23h, queixou-se de mal-estar. Começou a sentir-se mal, e, quando chegou ao Hospital Central de Maputo, cedera à morte.

Com mais de três décadas de dedicação ao teatro, Graça Silva impôs-se como um dos principais rostos das artes moçambicanas. Foi uma das fundadoras da Companhia de Teatro Mutumbela Gogo, tendo participado em mais de 100 peças teatrais e uma dezena de filmes.

O seu talento estendia-se à música, no entanto, não se deu tempo de dedicar a esta arte.

Graça Silva deixa três filhos, o mais velho com 25 e o mais novo com 13 anos de idade.