Três jovens de idades entre 25 e 32 anos, residentes na cidade de Maputo, estão detidos na 14ª da Polícia da República de Moçambique (PRM), indiciados de burlar cidadãos utentes das caixas automáticas dos bancos (ATM) e por roubo de telemóveis na via pública.
Segundo Paulo Nazaré, porta-voz da PRM, os dois supostos burladores posicionavam-se nas proximidades das caixas automáticas e prontificavam-se a ajudar os utentes. Durante o processo faziam a troca de cartão de débito das suas vítimas e momentos depois retiravam os valores numa outra ATM e faziam compras através dos POS.
Os dois burladores foram encontrados em flagrante pela Polícia, quando tentavam burlar mais um cidadão numa ATM e tinham na sua posse 16 cartões de débito de diferentes instituições bancárias, de acordo com Paulo Nazaré.
A primeira vítima que sofreu o golpe e queixou-se às autoridades policiais na 5ª feira, reconheceu o grupo e disse terem levantado 10 mil meticais numa ATM, pagaram o combustível numa das bombas da capital e ainda fizeram compras em POS, o que lhe provocou um prejuízo de quase 20 mil meticais, conforme o extracto bancário apresentado à polícia.
O grupo é ainda acusado de manipular a informação oferecida aos clientes nas ATM, para conseguir lograr seus intentos, apontou Nazaré.
A fonte disse que o terceiro indivíduo que se encontra nas mãos das autoridades é acusado de arrancar telemóveis aos peões enquanto passava numa motorizada com o seu comparsa que conseguiu escapulir-se.
“A dupla operava no bairro de Laulane e foi possível ainda a recuperação da motorizada usada no acto. Contudo, diligências continuam no sentido de deter o foragido, para responsabilizá-lo pelos crimes de roubo”, refere a PRM.
Jornal Notícias