Destaque Apreendidos seis mil metros de madeira na Reserva do Gilé

Apreendidos seis mil metros de madeira na Reserva do Gilé

De 2014 a esta parte, foram apreendidos mais de seis mil metros cúbicos de madeira da espécie pau-ferro, na Reserva Nacional do Gilé, província da Zambézia.

No período em referência, mais de 24 camiões e seis tractores foram apreendidos, a maioria na calada da noite. Regra geral, os motoristas colocaram-se em fuga e os camiões foram recolhidos ao parque da reserva. Esta informação foi revelada pelo administrador da Reserva Nacional do Gilé, que falava durante um encontro com 75 líderes comunitários dos distritos que delimitam aquela área de conservação.

Como houve interdição do pau-ferro, durante cinco anos, os operadores estão virados, agora, para outras espécies de valor comercial, e uma delas é a umbila”, disse José Dias, segundo o qual, no dia 28 de Fevereiro, foi apreendido um camião com 58 toros de umbila.

O encontro com líderes comunitários visava discutir estratégias de combate à exploração ilegal de recursos naturais, uma vez que aquele grupo tem sido associado ao corte ilegal de madeira.

Porém, Saíde Macombe, um dos líderes comunitários presentes no encontro, questionou como é possível a entrada de operadores furtivos numa zona de protecção de recursos florestais. Na opinião de Macombe, alguma coisa está a falhar na gestão da reserva. Alberto Raul, outro líder comunitário, contou que, antes da existência de fiscais na reserva do Gilé, havia um grupo de jovens que, mesmo sem armamento, conseguia evitar o corte ilegal de madeira. “Mas hoje, com a força aqui presente, os furtivos entram e tiram madeira”.

A Radeza, rede das organizações não-governamentais que operam no sector de florestas, na Zambézia, está a desenvolver uma campanha na província para travar a devastação da floresta naquela zona de conservação.

Esta terça-feira, assinala-se o Dia Mundial de Florestas, uma data que serve para a reflexão sobre a situação das florestas, no quadro do desenvolvimento sustentável.

O País