Dois membros de uma quadrilha de assaltantes a mão armada foram linchados por populares no distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, norte de Moçambique.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM) o incidente ocorreu semana passada quando a população local decidiu invadir a casa onde os supostos malfeitores se encontravam refugiados, que não conseguiram escapar da fúria da multidão.
Eles faziam parte de uma quadrilha que a polícia está no encalço desde há muito tempo e dedicam-se ao roubo de motorizadas, assalto a estabelecimentos comerciais e residências com recurso a armas de fogo, explicou o porta-voz da PRM em Nampula, Zacarias Nacute, durante o briefing à imprensa sobre as principais ocorrências da semana passada.
Nacute deplorou a atitude dos populares, que decidiram fazer justiça com suas próprias mãos, e advertiu que os mentores poderão responder pelos seus actos.
No mesmo dia, a PRM recuperou uma arma de fogo nas mãos de um suposto criminoso, que foi abatido quando tentava fugir.
A polícia surpreendeu o individuo durante a sua acção criminosa. Ele quis empreender uma fuga, o que obrigou nosso agente disparar contra ele e veio perder a vida a caminho do hospital, explicou o porta-voz.
A polícia também reportou a ocorrência de um homicídio, perpetrado por uma quadrilha de quatro indivíduos, registado num estabelecimento comercial no bairro de Carupeia na cidade de Nampula.
Quando chegaram no local fizeram-se passar por clientes. E no acto de atendimento ameaçaram a proprietária, e depois saquearam 350 mil meticais da caixa, assim como apoderaram-se do telefone celular dela, disse a fonte.
Asseverou que a PRM já está a trabalhar para neutralizar os criminosos.
Durante o período em revista destaca-se ainda a morte de pelo menos uma pessoa e outra desaparecida na sequência de naufrágio de um pequeno barco de pesca, com três pessoas a bordo, ocorrido em Mucoroge, no distrito costeiro de Moma.
Suspeita-se que o mau tempo que se fazia sentir na região esteve na origem do naufrágio.
As autoridades continuam a conduzir operações de busca para tentar localizar o pescador desaparecido, disse o porta-voz.
No mesmo período, foram reportados dois afogamentos, o primeiro numa represa no bairro de Muahivire e o segundo no rio Mutomonte, ambos na cidade de Nampula.
Em relação a sinistralidade, foram registados quatro acidentes de viação do tipo atropelamento, registados na cidade de Nampula e distrito de Ribaué, que resultaram em cinco óbitos e dois feridos graves.
AIM