Através do Fundo de Redução da Pobreza Urbana (PRPU), o município de Chimoio, vai financiar 24 projectos de agro-pecuária, comércio e outros dos mutuários no bairro Josina Machel.

Avaliados em quatrocentos e quarenta e cinco meticais, o destaque vai para área de comércio, agro-pecuária entre outros, que visam melhor as condições de vida da população.

Segundo o líder do bairro, Josina Machel, Zaino Iça valgi, com estes projectos espera-se a melhoria nas condições de vida dos moradores, aliados, a colocação de alguns serviços mais próximo do cidadão.

Quanto ao reembolso por parte dos mutuários, Valgi, disse ser satisfatório, mas aproveitou da ocasião para apelar aos beneficiários no sentido a devolverem o valor recebido o que permitira abranger a outros cidadãos.

Noutro desenvolvimento Valgi, falou de 15 pessoas que foram multados mil meticais cada por destruição massiva de vias de acesso através de acumulação de lixo nas ruas e escorrimento de águas negras saindo das residências dos moradores.

O dirigente daquele bairro sublinhou que os valores de multas colectados serão canalizados aos cofres do conselho municipal de Chimoio.

Outra preocupação prende-se na destruição de postes de energia eléctrica por acidentes em fuga e queimada de lixo depositado nos contentores o que tem exigido o governo local a investir muito dinheiro para a compra deste material.

Refira-se que o líder comunitário deste bairro falava numa entrevista a nossa reportagem a quando do balanço das actividades realizadas e programadas para 2016 onde fez balanço positivo. 

Abrahamo Cufa