Destaque RECAC reunido com jornalistas no combate a casamentos prematuros

RECAC reunido com jornalistas no combate a casamentos prematuros

A Rede de Comunicadores Amigos da Criança, está reunida desde esta quinta-feira, na província de Tete, centro de Moçambique, durante dois dias (30 de Junho à 01 de Julho), com jornalistas e produtores de programa infantil de vários órgãos de comunicação social destas duas províncias, com vista o combate aos casamentos prematuros nas zonas urbanas e rurais.

Segundo Célia Claudina, directora executiva nacional da organização, realiza-se eventos do género devido o registo de maiores casos desta natureza nos últimos dias, daí que surge a ideia de incutir os comunicadores de conhecimentos ligados a matéria, para reportarem assuntos que já são do seu conhecimento.

Aliás, os mesmos poderão servir de mensageiros deste mal, tendo em conta que existem pais que deixam seus educandos se casarem antes dos 18 anos devido a falta de informação, por isso, a realização deste evento juntando jornalistas de Rádios, Televisão, Jornais, e outros.

Eventos do género vem sendo levados a cabo desde o ano 2014. Em que cada ano é eleito, um tema como consequências de casamentos prematuros para rapariga, legiferação de protecção da criança particularmente olhando para casamentos prematuros que vem decorrendo a escala nacional, mais nos três anos foram também realizados nas províncias da Zambézia e Tete, juntando jornalistas destas províncias.

Entretanto, para os jornalistas participantes do evento, está capacitação dá maior impulso ao abordar-se matérias ligadas aos casamentos prematuros, tendo em conta nas zonas que se encontra inseridos.

Casamento antes dos 18 anos devido ao desenvolvimento do corpo, casar-se antes dos anos recomendados devido bens materiais, casamentos entre famílias ricas, foram abordados com maior repetição como consequências atuais nas zonas rurais.

Ainda destacou-se como consequências negativas traição, separação compulsiva, abate psicológica, abandono ao sistema de ensino devido a vingança e ciúmes dos maridos, estrago do futuro para os dois em volvidos nos casos de casamentos prematuros foram abordados pelos jornalistas participantes do evento.

A capacitação em causa termina esta sexta-feira, por volta das 16 horas e sábado os participantes regressam nas suas zonas de origem ou seja distritos das províncias de Manica e Tete.

recac 2

Abrahamo Cufa Mapuca