O plano de medidas anunciado pelo presidente Nicolás Maduro para economizar energia em Abril e Maio inclui acções para os venezuelanos adoptarem em casa. Uma das dicas do mandatário foi colocar a temperatura do ar condicionado em 23°C.
Numa recomendação directamente para as mulheres, ele sugeriu a redução do uso de secador de cabelo ou usá-lo somente em momentos especiais.
“O secador de cabelo nestes 60 dias deve ser usado pela metade. É possível, mulheres? O que acham? (…) A secadora de roupa e os mecanismos do secador de cabelo são fortes e altos consumidores, assim como o ferro. Devemos criar consciência disso“.
Depois de dizer que estava convencido sobre os resultados positivos dessas medidas, o presidente acrescentou:
“Eu sempre acho que uma mulher fica mais bonita quando ela penteia o cabelo com os dedos e, em seguida, deixa o cabelo secar naturalmente. É uma ideia que eu tenho e que eu apresento para as mulheres, certo?“
O plano de emergência de economia de energia começou na quarta-feira e se estenderá por 60 dias. Como parte da iniciativa, Maduro anunciou que a semana de trabalho no sector público será de apenas quatro dias nos próximos dois meses, começando nesta sexta-feira. A medida foi criticada pelo governador de Miranda e líder opositor, Henrique Capriles, que disse que o presidente “reiterou sua incapacidade de governar”.
O Globo