As conversas mantidas por telefone entre Lula da Silva e a actual Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, durante a duração da Operação Lava Jato foram tornadas públicas e a sugestão de jogos de influência está a causar um grande mal-estar.
A Polícia Federal brasileira divulgou há pouco tempo, de acordo com o Estadão, as conversas telefónicas entre Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. As gravações áudio mostram o ex-presidente muito descontente.
Confira aqui algumas trocas entre o ex-presidente e a actual presidente brasileira:
Lula – “Tudo bem?”
Dilma – “Não, está não, não estou achando tudo bem não.”
Lula – “Faz parte, querida. Eu acho que o Moro [juiz responsável pela Operação Lava Jato] quis fazer um espectáculo de pirotecnia. Foram (a Polícia Federal) na casa da Clara Ant (directora do Instituto Lula), ela pensou que era um presente de Deus e era a Polícia Federal”.
Dilma – “risos…”
Lula – “A Polícia Federal acredita que nós somos uma quadrilha montada desde 2003 e que perdura até hoje dentro do Palácio, então eles não precisam de explicação. Então, como teria o domínio do facto não precisava de explicação, o clima estava dado, então a imprensa diz que é criminoso e eles colocam em prática. Eu estou dizendo para o PT que não tem que ter mais trégua e acreditar na luta jurídica, temos que aproveitar a militância e ir para as ruas.
Eles estão convencidos de que, com a imprensa chefiando qualquer processo investigatório, eles conseguem refundar a República. Nós temos um presidente da Câmara f*****, um presidente do Senado f*****, não sei quantos parlamentares ameaçados e fica todo mundo no compasso de que vai ter um milagre, que todo mundo vai se salvar. Eu sinceramente estou assustado com a república de Curitiba. Porque através de um juiz de primeira instância tudo pode acontecer nesse país, tudo pode acontecer. Eu estou pensando em pegar todo o acervo e jogar na frente do Ministério Público. Eles que enfim no c* e tomem conta disso.”
Dilma – “Que acervo?”
Lula – “11 containers de tranqueira que eu ganhei quando estava na presidência da República.”
Dilma – “Eu vou fazer a mesma coisa com os meus.”
Lula – “Eu acho que nós precisamos mudar alguma coisa nesse país. Ontem eu disse que a única pessoa… Como é que pode um delegado da Polícia Federal dar uma declaração sobre mudança de ministro?”
Dilma – “Eu nunca vi isso.”
Lula – “Eu disse que a única pessoa que está precisando de autonomia nesse país é a Dilma, que foi a única eleita e que não consegue governar por causa do Congresso, do Tribunal de Contas, por causa do Ministério Público, porra. Somente quem está precisando de autonomia é a presidente a República, o resto tem”.
Notícias ao Minuto