O grupo de capoeira, na cidade de Chimoio, província central de Manica, no centro de Moçambique, denominado “folha seca” pretende alastrar a modalidade por quase toda a província, até o fim deste ano 2015.
Segundo Gildo Wiliam, mestre do grupo de capoeira “folha seca”, a semelhança das outras províncias, a modalidade em destaque tem estado a se expandir até as zonas recônditas, dai que Manica tem a missão de instalar e revitalizar as agremiações ao nível dos distritos.
Wiliam fazendo uma radiografia desta modalidade nesta região, disse que em tempos passados a província de Manica, possuía muitos grupos de capoeira, mas não se sabem até então os porquês do abandono dos atletas na mesma.
O nosso entrevistado, apela a todos jovens praticantes da modalidade de capoeira nesta região, a desempenharem mais esforço e para a sociedade no geral, não deve olhar a capoeira como actividade para marginais como muitos dizem, mas sim, desporto visando manter saúde humana.
De referir que o grupo de capoeira “folha seca” na cidade de Chimoio, possui 19 membros que começou com suas actividades em 2009.
Abrahamo Cufa Mapuca