O governo moçambicano aventa a possibilidade de proibir a exploração do recurso florestal devido a exploração insustentável com que o recurso está a ser alvo por parte dos exploradores nesses últimos anos.
O desejo foi deixado ficar na manhã da sexta-feira em Chimoio, pelo Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Coreia, durante o segundo encontro de reflexão, sobre a exploração e exportação de recursos florestais.
Para Coreia, o recurso florestal desde o ano 2000 a esta parte, está a verificar escassez, daí que o governo pensa em mandar parar com a exploração, porém devido ao impacto que tem na vida sócio-económica dos exploradores, faz com que o executivo não tome a tal medida.
Na ocasião, em representação do governador de Manica, o director provincial da economia e finanças, Virgolino Nhate, pediu a colaboração dos exploradores florestais para que o recurso, seja explorado de forma sustentável.
Durante um dia, mais de uma centena de individualidades, dentre os quais, membros do governo e exploradores florestais a nível nacional, participam do encontro de forma a debater, diversos problemas relacionados, com a situação de exploração dos recursos florestais.
Abrahamo Cufa Mapuca