Um homem de 61 anos de idade está detido na PRM, por ter matado e decepado a cabeça da sua esposa de 29 anos de idade, com recurso a um machado e uma baonete. O crime macabro registou-se na noite do último domingo (8 de Novembro) no distrito de Zavala, zona sul da província de Inhambane.
De acordo com a policia, o homem suspeitava que a esposa se amantizava com o vizinho.
“Foi pela manhã da segunda-feira, por volta das 10 e meia, após uma vizinha ter ido a casa do casal, a fim de pedir emprestado um instrumento de uso doméstico, quando lá chegou bateu a porta várias vezes mas ninguém respondia. A vizinha deu tantas voltas pela casa, só que mais tarde viu o sangue saindo pelo interior da barraca, o que lhe chamou atenção tendo ela pedido ajuda dos vizinhos onde por sua vez com o uso da força arrombaram a porta. A final no interior da casa estava lá estatelado um corpo sem vida e com a cabeça separada do corpo“, disse uma das testemunhas
Lourenço Rungo, afirma que o casal vivia sempre em discussões.
A atitude deste homem, que por questões de ciúmes matou a esposa é condenada pela população e exigem que caso seja encontrado, seja punido de forma exemplar para que casos do género não aconteçam nunca mais naquela região.
Juma Aly Dauto chefe das relações públicas no comando provincial da PRM, diz que o individuo após cometer o crime pós-se em fuga, estando neste momento em parte incerta. A policia garante que tudo fará com vista a neutralização do autor do crime onde as buscas já começaram.
Dauto afirma que a província de Inhambane tem sido assolado pelos casos de homicídios e que a maioria desses são por questões passionais, mas mesmo assim garante que a policia tudo fará com vista a reduzir este fenómeno e apela a população para que não opte por actos de violência para a solução dos seus problemas e que colaborem com as autoridades policiais sobretudo na denuncia daqueles larápios que perturbam a ordem e tranquilidade.
Anastácio Marcelino