O Ministério da Saúde vai introduzir no calendário vacinal a vacina contra rotavírus (causador de diarreia grave em crianças pequenas), principal causador da perda de visão por infecção no mundo, e a oitavo causador de cegueira.
Em Moçambique, estima-se que 40% dos internamentos por doenças diarreicas em crianças é devido à infecção por rotavírus, que constitui a quarta maior causa de mortalidade por doenças infecciosas em menores de 5 anos (depois da malária e pneumonia).
Neste âmbito, o Ministério da Saúde vai desenvolver uma campanha de vacinação contra diarreia causada por rotavírus, cuja primeira fase vai decorrer de 14 a 18 de Setembro e, a segunda, fase de 19 a 23 de Outubro. A vacina oral (em gotas) será administrada em duas doses, nas crianças com 2 e 3 meses de vida, sendo que, a primeira dose pode ser administrada até aos 4 meses e, a segunda, até aos 7 meses.
A vacina será lançada à escala nacional a 04 de Setembro de 2015, e se prevê vacinar, até Dezembro, 330 crianças. O orçamento para 4 anos é de 19.300.000, a ser financiado pelo governo e pela Research Triangle Institute Internacional (RTI Internacioanal).