O Fundo de Investimentos e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), revelou que o mínimo de 50% das cidades tem água.
A partir de 2011, o FIPAG desenvolveu os sistemas de abastecimento de água para prestar melhores serviços e promover o acesso à água potável. A empresa reduziu o custo de ligação domiciliária e assumiu a responsabilidade de estabelecer as que beneficiem à população de baixa renda. Por conseguinte, obteve mais clientes, dos anteriores 275.00 em 2010 para os 470.000 em 2014, passado o número de população servida de 60% para 70% respectivamente.
Todavia, o serviço de fornecimento de água ainda requerer investimentos direccionados à expansão, pois parte população não tem acesso água potável. “O desafio é satisfazer a necessidade de sede, trabalho e desenvolvimento para aqueles que ainda não tema água”, disse Pedro Paulino.
Neste âmbito, o fundo e a Vodacom criaram uma plataforma de cobrança virtual – um mecanismo diversificado de atendimento e aproximação ao cliente.
O FIPAG cobre actualmente 21 cidades, 95% na zona sul, 68% norte e 78 % centro do país, e conta com mais de 15 sistemas de abastecimento.