Estradas abarrotadas de carros mal estacionados, alguns sobre passeios e outros em locais inadequados é a descrição que se pode fazer da situação do parqueamento na capital do país, outrora cidade das acácias.
Esta descrição faz-nos pensar que o problema de parqueamento de viaturas nesta cidade está ainda longe de ser solucionado, pois, apesar do esforço do Governo Municipal em delimitar espaços para o estacionamento remunerado, os cidadãos reclamam o facto dos automobilistas disputarem passeios, com os peões.
Alguns automobilistas foram unânimes em afirmar que essa situação é consequência da escassez de parques e locais públicos que facilitem o estacionamento de carros no período laboral do dia.
Portanto, o uso dos passeios para estacionar é uma das formas que os automobilistas recorreram para solucionar o problema, apesar de dificultar a livre circulação de peões.
O mau estacionamento resulta no bloqueio das viaturas e o pagamento de multa, mas, os automobilistas alegando falta de locais apropriados para estacionar, preferem correr o risco.
O governo municipal mostra-se preocupado com a questão do parqueamento, mas os automobilistas referem que os esforços ainda não correspondem as expectativas, por essa razão verifica-se ainda desordem nas estradas.
“É um problema que se por ventura tivéssemos parques suficientes para estacionar haveria mais ordem e segurança, reduzindo assim a onda de criminalidade e roubo de viaturas”, disse Raimundo Macamo, automobilista de semi-colectivo de passageiro.
Entretanto, este é mais um dos desafios que se colocam ao governo municipal da cidade de Maputo, visto que nos últimos tempos, pois para além de não ser agradável para a paisagem da cidade, os malfeitores aproveitam-se da falta de locais próprios para estacionamento, para vandalizarem e roubarem viaturas, que quase sempre ficam parados sem nenhuma segurança.