Por ocasião da celebração do dia 1 de Junho, dia Internacional da Criança, para este ano comemora-se a efeméride sob o lema “Casar, só depois dos 18 anos”.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que o lema escolhido para comemorações desta efeméride, responsabiliza e apela a consciência de todos os pais, encarregados de educação e dirigentes de todas as forças da sociedade a unirem esforços para protegerem as crianças contra os casamentos prematuros que impedem o seu crescimento normal.
Na sua mensagem por ocasião do 1 de Junho, que se comemora hoje, segunda-feira, o Presidente da República defende que os casamentos prematuros não devem ser alternativa ao desenvolvimento das famílias e que é da responsabilidade de todos, projectar o futuro das crianças realizando investimentos duradoiros e seguros em seu benefício.
Filipe Nyusi entende que o estado moçambicano tem um quadro legal favorável para a defesa e protecção das crianças com vista a permitir que elas desfrutem efectivamente o seu bem estar em ambiente de paz e estabilidade.
De recordar que, o dia Internacional da Criança, teve a sua génese em 1950, quando a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs à ONU para definição de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.