Destaque Fórum Africano insta governo de Zuma para acabar com a xenofobia

Fórum Africano insta governo de Zuma para acabar com a xenofobia

A organização Fórum Africano Diáspora (ADF) solicitou ao governo sul-africano à protecção aos estrangeiros africanos que vivem em Joanesburgo e Pretória. Entretanto, o porta-voz, da agremiação, Jean-Pierre Lukamba, questionou ao executivo pelo facto de não usar o exército para travar o derramamento de sangue que já resultou cerca de 15 mortes e não 7 como a polícia sul-africana assim refere”.

O porta-voz da ADF, Jean-Pierre Lukamba, de origem congolesa, pediu também que o exército seja enviado para a “township” de Alexandra, Joanesburgo, onde vivem 400.000 pessoas distribuídas em 7,6 quilómetros quadrados.

“Quantos imigrantes têm que morrer até que o governo sul-africano decida usar o exército, como em 2008?”, questionou o porta-voz, citado pela AFP.

Aliás, até o momento, a polícia sul-africana anunciou a morte de seis pessoas, mas de acordo com a ADF pelo menos 15 morreram e outras 2.500 ficaram deslocadas desde o início do conflito neste mês.

Recomendado para si:  Ordem dos Advogados clama por políticas que garantam igualdade e desenvolvimento sustentável