Politica UE partilha experiência com parlamento moçambicano

UE partilha experiência com parlamento moçambicano

A União Europeia (UE) garantiu ontem, em Maputo, que vai continuar a cooperar com o executivo moçambicano, sobretudo no parlamento, com vista a tornar melhor a articulação entre as Assembleias da República e Provinciais.

Segundo Verónica Macamo, presidente da Assembleia da República (AR), a questão das Assembleias Provinciais é um dado novo e, é uma experiência nova para o país, tendo em conta que este é o segundo mandato do funcionamento destes dispositivos que representam o povo para além da casa magna que é a AR.

“É necessário encontrar e afinar as formas de colaboração, cooperação e de troca de experiências. Se formos a reparar a AP age em toda a província, embora o círculo eleitoral seja o distrito e no fim do dia toda a província acaba por ser abrangida pela acção da AP. Entretanto, é importante que haja troca de informação, troca de experiências, conservação de esforços para o bem-estar das populações que vivem naquela província”, disse Macamo salientando que esta é a aposta e a UE está interessada em apoiar nesta matéria.

Por sua vez, Sven Kuht Dorff, embaixador chefe da delegação europeia, explicou que o encontro mantido entre a missão com a presidente da AR visava discutir maneiras do ocidente apoiar o parlamento moçambicano, “também sobre como facilitar a articulação entre a AR e as AP”.

Refira-se que neste encontro a UE disponibilizou-se em apoiar o governo moçambicano em matérias ligadas à formação e capacitação dos deputados da AR nas comissões de trabalho e sobre maneiras de como legislar matérias ligadas aos recursos naturais.