Foi inaugurado nesta quarta-feira, em Maputo, um centro-modelo de emissão simultânea de bilhetes de identidade, passaporte biométrico e atribuição de Número de Identificação Tributária (NUIT).
Com capacidade para atender 1600 pessoas por dia o centro foi inaugurado pelo vice-ministro do Interior, José Coimbra.
Segundo escreve o Jornal Noticias os serviços estão dotados de equipamento moderno e está preparado para atender de uma só vez 28 utentes que pretendam obter o BI e sete que pretendam tratar passaporte, em menos de 15 minutos.
Segundo o vice-ministro do Interior, este é um novo conceito de atendimento aos utentes, porque no mesmo espaço estão congregados vários serviços.
Coimbra disse que o Ministério do Interior está apostado em levar este serviço para todo o país, como forma de, não só flexibilizar a emissão de documentos, como também de reduzir o tempo de espera nos balcões.
Por sua vez, o director nacional de Identificação Civil no Ministério do Interior, Domingos Jofane, frisou que a entrada em funcionamento deste centro representa um ganho para os cidadãos, visto que o processo de emissão de BI’s, passaportes e NUIT é gerido a partir do sistema electrónico de filas.
“Assim, o atendimento é com base na chamada a partir do sistema electrónico, onde cada utente tem a sua senha dos serviços que pretende solicitar, neste caso, emissão do documento ou levantamento, devendo apenas aguardar pela sua vez. Este processo nos permite, igualmente, flexibilizar o processo” ,disse
A nível da cidade de Maputo a espera de BI tem o tempo médio de 15 dias e fora da capital do país são mais de 30 dias.